Falando de Religião.

Podemos definir assim a palavra religião: é o sentimento de devoção a tudo que é considerado sagrado. Cada cultura desenvolve crenças baseadas em princípios, doutrinas e livros sagrados. religião caracteriza-se enquanto conceito de religação entre o ser humano e um Deus único, retirado a partir da narrativa de Gênesis da criação do mundo, do ser humano e de seu rompimento com a ordem primordial divina, e sua consequente tentativa de retomar a unidade com Deus.

Algumas regiões possuem movimentos religiosos predominantes, como no Oriente Médio onde 90% da população segue o Islamismo.

A Religião se difere um pouco da palavra religiosidade; (Religiosidade) que é expressão ou prática de “pessoa” que pode estar relacionada com uma instituição religiosa. Já Religião é composta por determinadas crenças e ritos, compreendida como meios que levam à relação com o transcendente.

Qual é a maior religião do mundo? De acordo com The World Factbook, elaborado pela CIA com dados de 2012, os sistemas religiosos e espirituais com maior número de adeptos em relação a população mundial são: cristianismo (28%); islamismo (22%); hinduísmo (15%); budismo (8,5%); pessoas sem religião (12%) e outros (14,5%).


religião no Brasil é muito diversificada e caracteriza-se pelo sincretismo. A Constituição prevê a liberdade de religião e a Igreja e o Estado estão oficialmente separados, sendo o Brasil um Estado laico. A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância, sendo a prática religiosa geralmente livre no país.

Mas vimos a constituição ser deixada de lado no tempo da pandemia, pois as igrejas e templos religiosos do Brasil foram obrigados a fecharem suas portas, sobre a ameaça de multas e até mesmo cassação de seu alvará de funcionamento. Uma situação autoritária, já que o Presidente do Pais (Jair Bolsonaro), juntamente com o Senado, não decretaram estado de Sitio, que é o instrumento utilizado pelo Chefe de Estado em que se suspende temporariamente os direitos e as garantias dos cidadãos e os Poderes Legislativo e Judiciário ficam submetidos ao Executivo, tendo em vista a defesa da ordem pública.

O artigo da Constituição que fala sobre o estado de sítio (CF), está fundamentado nos artigos 137 a 141. Somente neste caso, prefeitos e/ou governadores poderiam baixar tais decretos.

Mas, ainda com todos os percalços criados pelo o Corona Vírus, por políticos “ditadores”, por uma mídia que mais desinforma a população, a religião não parou de seguir seus ritos. Hoje, após uma das maiores campanhas de vacinação de todos os tempos, realizada pelo o governo federal contra o corona vírus, a rotina dos religiosos do nosso país, estão voltando ao normal. Todos os dias vemos milhares de pessoas Brasil á fora se dirigindo aos seus templos e igrejas, buscando a presença transcendente de um poder ilimitado que possa agir em favor de cada um, inclusive na vida das nossas autoridades constituídas.

Um pouco mais

Notícias Relacionadas