Direto do Iraque, o Presidente da República esclareceu que mesmo que a evacuação de Cabul por ponte aérea tenha sido concluída no lado francês, os serviços do Estado continuam mobilizados para ajudar as pessoas ameaçadas pelo Taleban.
Emmanuel Macron esclareceu na tarde de sábado que mesmo que o transporte aéreo que permite a evacuação de alguns afegãos de Cabul já tenha sido concluído , ” centenas ” de pessoas que permaneceram lá foram identificadas pelos serviços diplomáticos e receberam ” laissez-faire ” passe temporário “, permitindo que cheguem à França nos próximos meses.
A França, em particular, pediu ao Catar que facilitasse a saída desses afegãos, muitos dos quais foram ameaçados desde que o Taleban voltou ao poder. Como parte das discussões com o Taleban, o Catar ainda tem a possibilidade de ” organizar operações de transporte aéreo “, segundo o chefe de Estado francês. Durante sua visita ao Iraque, Emmanuel Macron conversou com o emir do Catar Sheikh Tamim al-Thani, presente para participar da conferência internacional sobre o futuro do Levante.
O Chefe de Estado também especificou que tem operações humanitárias a realizar no Afeganistão e, em particular, a busca do ” alvo ” evacuações de civis afegãos. De acordo com dados apresentados pelo Presidente da República, 2.834 pessoas foram evacuadas de avião pelos franceses desde 17 de agosto, incluindo mais de 2.600 afegãos.