Aqui se encontra o bolo de fubá que a vovó faz, o café de melhor qualidade, o leite tirado na hora da vaca, o biscoito de polvilho, dentre outras gostosuras.
Embora tenha seus comércios, a área predominantemente que mais movimenta a cidade de forma monetária é a agronomia. São muitas fazendas com suas manadas de vacas que produzem diariamente muitos litros de leite. Esse leite é entregue em sua maior parte, para empresas de laticínio que ficam localizadas em Conselheiro Pena e em Governador Valadares, onde são transformados em iogurtes, creme de leite, leite em pó, leite condensado, queijo, mussarela e o leite UHT (Caixinha).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 2 149 habitantes, sendo 1 077 homens e 1 072 mulheres, possuindo um total de 1 073 domicílios particulares.
Através da Lei Estadual nº 12.030, de 21/12/1995 foram criados dois municípios desmembrados de Conselheiro Pena. Cuparaque formado pelos distritos de Cuparaque e Aldeia e Goiabeira formado pelo mesmo território originário como distrito. A partir de 1997 o município de Conselheiro Pena compõem-se pelos distritos de Conselheiro Pena (sede), Barra do Cuieté, Bueno, Cuieté Velho, Ferruginha e Penha do Norte.